terça-feira, 29 de maio de 2012

A temporada 2012 promete ser a melhor de todas. Vai começar o Forró no SÍTIO...


Com o tradicional café da manhã para lançamento oficial junto com a imprensa, eterna parceira desse belíssimo projeto, será aberto oficialmente, às 8 da manhã do dia 28 de maio, O SÍTIO SÃO JOÃO. Ele abrirá suas portas para visitação a partir da sexta-feira, dia 01 de junho, com as já conhecidas atrações que encatam a todos anualmente, com uma programação artística que contará com a presença de trios, repentistas, emboladores de coco e poetas populares a partir de 14 horas, da terça-feira ao domingo. As farinhadas, moagens de cana, queima de fogos, fogueiras, adivinhações e todas as atividades culturais relacionadas com as festividades juninas, serão vistas durante todo o mês, estendendo-se até o dia 30 de junho, quando iniciará a programação de visitações programadas permanentes. O Arraial do Sítio São João 2012, funcionará a partir das 9 horas da manhã para entidades filantrópicas e instituições de ensino e a partir das 14 horas para o público em geral, quando o RESTAURANTE CARNAÚBA e a TAPIOCARIA DO SÍTIO abrirão para disponibilizar um cardápio regional delicioso para os visitantes. 


Disponibilizaremos diariamente no site, as galerias de fotos e as programações artistico-culturais que ocorrerão no Sítio.


Vamos dançar muito forró!!!! O SÍTIO vai começar... 

Fonte: www.sitiosaojoao.net

Siga o Sítio no Twitter: @Sitio_SaoJoao

Facebook: Sitio São João

Orkut: Sitio São João


Imprensa e autoridades conhecem a estrutura 2012 do Sítio São João



Com os acordes de Biliu de Campina, e o acompanhamento do Trio Forró do Bom, o sítio São João inaugurou a estrutura de 2012 na manhã desta segunda-feira, 28, durante um café da manhã na área de localizada na avenida Manoel Tavares, próximo ao SENAC.

O ativista cultural e organizador do Sítio, o vereador João Dantas, agradeceu aos presentes e disse que o sítio a partir do próximo dia 01 de junho, às 10h da manhã, estará com as portas abertas para receber o público.

João, falou do desafio de estar à frente de um instrumente que resgata a história do povo nordestino, onde um vilarejo da década de 30 e 40 é reproduzido nos mínimos detalhes, proporcionando ao visitante fazer uma viagem no tempo.

O ativista comunicou também que uma equipe da TV UNESCO estará visitando o sítio, produzindo um documentário sobre o Sítio São João.

O Sítio São João, que está em sua 19º edição, vai ficar aberto ao público até o dia 30 de junho, funcionando todos os dias a partir das 10 horas. 

De terça a domingo, a partir das 14 horas, o público pode assistir também a apresentação de trios, repentistas, emboladores de coco e poetas populares. A entrada é gratuita e mais informações podem ser obtidas através do site http://www.sitiosaojoao.net/.

Fonte: Paraibaonline

Biliu destaca valorização da cultura nordestina no Sítio São João



O artista Biliu de Campina em entrevista à imprensa comentou sobre a importância cultural do Sítio São João para os festejos juninos de Campina Grande.

Ele lembrou que a organização do ‘sítio’ busca valorizar as tradições nordestinas, a exemplo do forró pé de serra.

- O Sítio São João dá importância à cultura e ao forró nordestino. Aqui não é forró IPTU, que acontece uma vez por ano, aqui tem forró o tempo todo. Aqui não tem forró de plástico, aqui tem forró tradição – ponderou Biliu de Campina.

As declarações repercutiram nesta terça-feira, 29, na Rádio Campina FM.

Fonte: Paraibaonline

João Dantas enfatiza importância cultural do Sítio São João



Em entrevista à imprensa, o vereador e ativista cultural João Dantas falou sobre a importância do Sítio São João para os festejos juninos de Campina Grande.


De acordo com ele, “o sítio por si só já é um pólo de atração, pois é um museu onde congrega passagens da história do Brasil desde a colonização”.


- Podemos lembrar que a casa de farinha e o engenho são as primeiras indústrias do Brasil. Temos duas igrejas, casas de ferreiros, uma difusora, uma bodega, carros de época, mobílias e ferramentas históricas – ponderou João Dantas.


As declarações repercutiram nesta terça-feira, 29, na Rádio Campina FM.


Fonte: Paraibaonline

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Comissão de Relações Exteriores apóia indicação de Ariano Suassuna



A pedido do senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB) a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou, nesta quinta-feira (24.05), a indicação pelo Brasil do escritor paraibano Ariano Suassuna, autor de obras como O Auto da Compadecida, como candidato ao Prêmio Nobel de Literatura de 2012. 

Cássio apresentou requerimento neste sentido (234/12), onde solicita que a Presidência do Senado, “utilizando os meios diplomáticos competentes”, indique o nome de Ariano Suassuna à apreciação da Academia Sueca como candidato brasileiro ao prêmio.

Cássio pediu ainda que a instrução do pedido seja feita com colaboração do Ministério das Relações Exteriores. “A vida e a obra de Ariano Suassuna contêm expressão filosófica que transpõe as limitações temporais e de gerações, atingindo todos os públicos e transportando-se pelos mais diversos e modernos meios de comunicação”, enfatizou Cássio. 

Ele frisou que há traduções da sua obras em inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, holandês, italiano e polonês. O senador Aloysio Nunes (PSDB/SP), relator ad hoc, observou: “A Comissão de Relações Exteriores não pode negar ‘apoio unânime’ à proposta”.

Fonte: Paraibaonline

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Para Cássio, CPI deve aprofundar relações da Delta em todo o país



Segundo o senador paraibano não faz sentido investigar a atuação da empreiteira apenas no Centro-Oeste visto que a empresa tem atuação nacional                        


Depois de quase três horas de um espetáculo grotesco - o eloquente silêncio de Carlinhos Cachoeira - a CPMI decidiu encerrar a sessão em que, na verdade, o contraventor não foi ouvido. Deu-se por prejudicada a inquirição quando ainda faltavam trinta e nove inscritos para a oitiva. “Está claro que, como juízes, temos que buscar outros meios de obter provas técnicas que comprovem as ligações entre o lobista Cachoeira com a Delta”, afirmou o Senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), durante encaminhamento favorável ao requerimento da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), que propôs o encerramento do teatro. Cachoeira deixou claro que só fala depois da audiência que terá, em 30 de maio, na Justiça Federal de Goiás.
 
O senador Cássio reforçou a trincheira formada pela oposição para agilizar a convocação dos governadores e do dono da Delta, Fernando Cavendishi, além da quebra do sigilo da empresa, campeã das obras superfaturadas do PAC. “Abandonar o depoimento do bicheiro Carlinhos Cachoeira é a decisão mais sensata da CPI neste momento para seguir em frente como foco na Delta", argumentou Cássio,  diante do silêncio do bicheiro na CPI.
 
Segundo sustentou Cássio Cunha Lima, diante da insistente recusa do contraventor Cachoeira em responder às perguntas formuladas pelos parlamentares, “está mais do que claro e provado que aqui não, deste jeito, não chegaremos a estas provas”. Cássio foi o único parlamentar a apoiar, de imediato, a proposta do senador Pedro Taques (PDT-MT) de que a oitiva fosse convertida em sessão administrativa, antecipando-se a análise de requerimentos de quebra de sigilos bancário e fiscal. Entre eles os da Delta Construções e de seu ex-presidente, o empreiteiro Fernando Cavendish.
 
“Temos que otimizar os trabalhos, é preciso mergulhar nos documentos  que a CPMI recebeu da operação Monte Carlo para comprovar o que, agora é indício: que a Delta com sede no Rio de Janeiro, promoveu inúmeros depósitos milionários em empresas laranjas do lobista Carlinhos Cachoeira”, frisou Cássio Cunha Lima.

Assessoria do senador Cássio Cunha Lima com Liderança do PSDB no Senado

Fonte: www.cassiocunhalima.com.br

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Na CPI, Cássio cobra acesso irrestrito a arquivos do STF

Para Cássio, a investigação não andou por causa das dificuldades de acesso, aos integrantes da CPMI. dos arquivos das investigações Vegas e Monte Carlo            


O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) denunciou, nesta terça-feira (15), na reunião da CPMI do Cachoeira, que nada andou em um mês de funcionamento por causa de tempo perdido em falsas polêmicas, como a convocação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, impedido por dever de ofício, já que é o acusador dos 38 réus do Mensalão.

Cássio também cobrou do presidente da CPI, senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), o acesso irrestrito aos arquivos das Operações Las Vegas e Monte Carlo, que resultaram na prisão do bicheiro Carlinhos Cachoeira, pois vieram danificados do Supremo Tribunal Federal.  “A sala secreta da CPI é um verdadeiro labirinto de Creta. Quem entra lá, não sai. Apelo para a presidência da CPI resolver o problema de arquivos com acesso danificado. Senão, vamos levar seis meses para abri-los e não vamos avançar nem um milímetro naquilo que já foi apurado", denunciou.

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito assegurou ao senador tucano que já encaminhou pedido de providências ao STF para liberar acesso aos arquivos das operações da Polícia Federal, bloqueados por reiterados pedidos de senha, conforme alertou Cássio.  

“A prioridade não é permanecer nessa falsa polêmica sobre a convocação do procurador-geral da república ou da revista Veja e sim a convocação dos donos da Delta”, situou Cássio, que comemorou o recuo da CPMI na convocação de Gurgel, a seu ver, “uma tentativa de fragilizar o Ministério Público e desviar o foco da CPI". Cássio também fez questão de acentuar no seu twitter a aprovação, pela CPI, da interposição de recurso perante o STF para assegurar a presença de Carlinhos Cachoeira na próxima terça-feira (22).

Foto: Jaciara Aires

Fonte: www.cassiocunhalima.com.br


Moradores de rua: João Dantas solicita programa de Inclusão social

O vereador João Dantas apresentou na manhã desta terça-feira, na Câmara Municipal de Campina Grande, requerimento de nº 433/12 solicitando a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), que seja feito um mapeamento e cadastramento junto ao Programa de Inclusão Social das pessoas em situação de rua no nosso município.  

No requerimento Dantas salientou que andando pela cidade, é difícil não perceber as pessoas tomando banho em torneiras de praças públicas, comendo e dormindo nas ruas. No Centro de Campina Grande, alguns lugares já são até conhecidos por abrigar esses homens, mulheres e até crianças, que por ocasião da vida, são chamados de "moradores de rua".
Sujeitos a doenças, dentre outros perigos são pessoas que estão nessa condição por diversos motivos: desemprego, problemas familiares, abuso de drogas, doenças mentais e etc. Um problema social que segundo o parlamentar precisa de uma urgente intervenção por parte dos poderes públicos em especial da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

Dantas solicitou que a referida Secretaria realize um diagnóstico da realidade dessa população em Campina Grande e junto aos dados e as informações necessárias elabore um programa que vise atender as necessidades dos mesmos, como também incluir essas pessoas nos Programas do Governo Federal, já existentes.


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Na lei e no voto: Cássio assume vaga no Parlasul, de onde Santiago deu ´adios`

Só falta agora o senador Cássio Cunha Lima ser chamado para assumir vaga de defensor público da Paraíba no lugar de Wilson Santiago. O tucano, que assumiu o mandato de senador que estava sendo exercido por Santiago, agora vai integrar o Parlasul, parlamento formado por parlamentares, no exercício do mandato, dos países do Mercosul, na vaga do ex-senador peemedebista.   Cássio foi indicado ao cargo pelo bloco da Minoria do Senado.
Depois que perdeu o mandato, Santiago se segurou no Parlasul como quem se agarra na beirada de trem lotado pra não ficar no meio da estrada. O Congresso entendeu que, depois de perder o mandato, ele estava ali de penetra e “convidou-o” a sair. 

Luís Tôrres

www.luistorres.com.br


João Dantas participa de campanha educativa sobre a doença Mucopolissacaridose


A Associação dos Pacientes de Mucopolissacaridose (APM-PB ) realizou sábado, 12, campanha educativa, na Praça da Bandeira com objetivo de apresentar para a população as características da doença e conscientizar as famílias.
O vereador João Dantas (PSD) esteve presente e participou da campanha que teve panfletagem feita pelas crianças da associação, juntamente com familiares e enfermeiros do Hospital Universitário. A associação tem apenas dois anos de existência em Campina Grande.


Contrato comprova que secretária de CG é ´sócia administradora´ da clínica


Em entrevista ao Correio Debate, na tentativa de justificar a legalidade do fato de uma clínica da qual é sócia receber recursos do Fundo Municipal de Saúde, a secretária Tatiana Medeiros disse que era apenas "sócia "quotista" da Ortrotrauma Clínica Médica S/S Ltda, não sendo "sócia administradora", podendo, portanto, firmar e manter tal contrato mesmo sendo ordenadora de despesa do município.
A declaração da secretária não condiz com contrato da sociedade do qual o blog teve acesso na íntegra.
A Cláusual Quinta, que trata da Administração, da última alteração contratual da Ortotrauma Clínica Médica S/S LTda, de 2004, revela com clareza que a secretária Tatiana Medeiros também exerce a função de administradora da empresa junto com os demais sócios cotistas, "podendo praticar, com isso, todos os atos compreendidos no objeto social". Inclusive, em juízo.
Ontem, a secretária confirmou que a clínica, da qual é sócia desde 1994, continuou recebendo recursos do Fundo Municipal de Saúde depois que ela assumiu o cargo. Ela declarou, no entanto, que tudo está dentro da lei e que os serviços são devidamente realizados, sendo a Ortotrauma a única de Campina Grande que se propõe a realizar o serviço da qual foi contratada em 2008, quando Tatiana ainda não respondia pela Secretaria de Saúde.
A posição, no entanto, não amenizou o impacto da informação. O caso foi o principal assunto da mídia campinense nesta sexta-feira e repercutiu em conversas no meio jurídico e político. Mesmo entre os que falam em legalidade da operação, admitem o equívoco e uma certa de dose de problema ético, com reflexos na imagem da secretária.
Os mais apocalípticos dizem que Tatiana Medeiros sofrerá um processo por improbidade administrativa e terá dificuldades em registrar sua candidatura à prefeitura de Campina Grande.

Luís Tôrres


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Equipamento importante idealizado pelo Governo Federal, Unidade de Pronto Atendimento - UPA, não é hospital



Por Lenildo Ferreira.




A Prefeitura de Campina Grande inaugura, esta semana, a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações implementadas pelo Governo Federal, em parceria com os municípios, focadas na atenção básica e intermediária.

No entanto, ao contrário do que a prefeitura alardeia, a UPA, mesmo sendo um equipamento importante e uma relevante conquista para a saúde municipal, não é um hospital. Aliás, a estratégia da PMCG de, confrontando o óbvio (nesse caso a própria sigla, tratando UPA como Hospital de Pronto Atendimento) revela-se desastrosa, pelo fato óbvio de que escandalosamente transmite uma falsa informação à população.

Se, de qualquer forma, restar alguma dúvida sobre este equipamento, ela pode ser dirimida com a leitura do texto abaixo, disponível no Portal da Saúde do Governo Federal. “Quando o paciente chega às unidades (UPA), os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital”, esclarece o texto, fazendo a devida diferenciação, sem deixar margem para interpretações outras ou distorções: UPA não é hospital.

Aliás, a publicidade institucional de entes públicos deve ter como objetivo informar e prestar contas à sociedade. Jamais comunicar uma informação estrategicamente distorcida.

Leia o texto do Portal da Saúde:

O Ministério da Saúde lançou, em 2003, a Política Nacional de Urgência e Emergência com o intuito de estruturar e organizar a rede de urgência e emergência no país. Desde a publicação da portaria que instituiu essa política, o objetivo foi o de integrar a atenção às urgências.

Hoje a atenção primária é constituída pelas unidades básicas de saúde e Equipes de Saúde da Família, enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24H), e o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h)

O objetivo é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAS, ou unidades básicas de saúde, sejam encaminhados para as unidades hospitalares.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAs inovam ao oferecer estrutura simplificada - com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h.


A UPA de Guarabira foi construída e equipada em apenas seis meses.


A Unidade de Pronto Atendimento da cidade de Guarabira, iniciada na gestão do ex-governador José Maranhão, e abandonada após sua derrota para o atual Ricardo Coutinho, foi concluída, equipada e entregue a população em apenas seis meses.

A UPA de Campina Grande, que a gestão de Veneziano Vital tenta denominar erroneamente de Hospital, está sendo entregue, ainda não totalmente concluída, com um atraso de um ano e meio.

A Unidade de Pronto Atendimento de Guarabira foi inaugurada pelo governador Ricardo Coutinho em 11 de novembro de 2011 e, como se pode observar pelas fotos, trata-se de equipamentos ambulatoriais. Nas UPAs, o paciente que for atendido, será encaminhado para hospitais apenas se o quadro clínico exigir uma maior complexidade, como cirurgias. A internação não poderá ser superior a 24 horas.

Fica ai provado, com fotos e documentos do MS que UPA não é hospital.

Cláudio Goes







quarta-feira, 9 de maio de 2012

João Dantas: “Veneziano usa um vocabulário insosso”



“Fui tratado como se não fosse um representante do povo. Ele (Veneziano) disse que seria uma perda de tempo me rebater. Apenas questionei o valor das obras do Parque do Povo que custou R$ 3 milhões e 600 mil”. 

Desta forma o vereador João Dantas (PSD) comentou sobre as críticas que recebeu do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB), em relação à questão dos valores empregados na reforma do Parque do Povo.

Ainda conforme João Dantas, “como ex-vereador, o prefeito Veneziano deveria saber que ele respondendo a um vereador da forma que respondeu está respondendo a Casa de Félix Araújo”.

- O prefeito deveria mandar para a CMCG a prestação de contas da reforma ao invés de nos responder daquela forma. Do alto de sua prepotência, o prefeito se dirige à Casa de Félix Araújo de forma deselegante, mal educada e grossa. Ele usa um vocabulário insosso – frisou o parlamentar. 

João Dantas ainda lembrou que usa a tribuna do Legislativo campinense para dizer que “o governo Veneziano não é transparente, que não presta contas e por isso é tão questionado”.

- Podemos lembrar que no ano passado, o Ministério Público denunciou por desvio de recursos na ordem de R$ 24 milhões o prefeito Veneziano e dez auxiliares do governo entre eles um ex-secretário de Saúde – ponderou João Dantas.

As declarações repercutiram nesta quarta-feira, 09, na Rádio Campina FM.
Fonte: Paraibaonline

terça-feira, 8 de maio de 2012

Hoje, Shaolin completa 41 anos e Esposa Laudiceia agradece as orações.


Hoje o Humorista Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, está completando 41 anos e sua esposa, Laudiceia Veloso, usou o twitter para agradecer as orações de todos em prol da recuperação do artista.

Veja os Tuítes: 

Bom dia! Hj meu amor está de parabéns. 41 anos! Deus o abençoe e o traga de volta no tempo determinado por ELE! Te amamos mto guerreiro!!

476 dias hj, sem o sorriso contagiante do guerreiro! Esperaremos o tempo q for preciso, com mto amor e fé em Deus!

Obrigado à tds pelas orações e pela paciência!! Continuemos com fé e esperança. No tempo determinado p Deus voltará!!

 é um guerreiro e como tal, luta bravamente e pacientemente por sua recuperação! Parabéns meu amor!! Te amamos mto, mto, mto!

Shaolin permanece internado em sua residência, na cidade de Campina Grande e é acompanhado diariamente por uma equipe médica e seus amigos e familiares.


sexta-feira, 4 de maio de 2012

João Dantas afirma que reforma do Parque do Povo teve valores altos



O vereador João Dantas (PSD) criticou durante entrevista à imprensa as recentes obras de reforma do Parque do Povo, em Campina Grande.

Segundo ele, “os valores das obras são altíssimos para serviços de pavimentação, complementação de dragagem e instalação de pontes de esgotos”.

João Dantas afirmou que técnicos garantem que os recursos para as reformas são ‘inadimisiveis’.

- Sabemos que o vereador Cassiano Pascoal falou que houve reformas em vários pontos do Parque do Povo, a exemplo em melhorias nos banheiros. Entretanto na nossa ótica, uma obra dessa não comportaria uma ordem de recursos de R$ 3 milhões e 600 mil – disse João Dantas.


As declarações repercutiram nesta sexta-feira, 04, na Rádio Campina FM


Fonte: Paraibaonline

quinta-feira, 3 de maio de 2012

CÁSSIO NÃO ACEITA RESTRIÇÕES NAS INVESTIGAÇÕES DA CPMI



Senador paraibano declarou durante a CPMI do Cachoeira que a sociedade brasileira deseja uma investigação "ampla e geral"                                                     

Nesta quarta-feira, foi preciso que Cássio Cunha Lima lembrasse aos parlamentares da CPI Mista do Cachoeira que o objeto daquela Comissão Parlamentar de Inquérito era... o próprio Cachoeira! O relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), apresentou a sugestão dele para o roteiro de trabalho da comissão, que vai investigar a relação de empresas e políticos com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, que está preso desde fevereiro.
 
No calendário elaborado pelo relator, os trabalhos da CPI começam com os depoimentos dos delegados da Polícia Federal envolvidos nas investigações das Operações Vegas e Monte Carlo, que apuraram os negócios do grupo. O plenário, no entanto, demorou a deliberar. Parecia difícil o consenso. As questões de ordem e contraditas levantadas sinalizavam a manobra da base para blindar o governo. Cássio pediu a palavra e disse:
 
- O Congresso Nacional não pode desrespeitar a inteligência das pessoas e fingir que a CPMI não tem objeto definido. É preciso que esta CPI não faça pouco caso da capacidade de raciocínio dos jornalistas que nos acompanham ou dos cidadãos que nos assistem. Ora, se esta CPI se propõe a investigar as relações de Carlinhos Cachoeira, nada mais óbvio do que chamá-lo a depor. Seria um equívoco inominável que começássemos nossos trabalhos ouvindo os procuradores, que somente forneceriam subsídios em prol do próprio investigado.
 
Depois de quase três horas de inócuo debate sobre manter ou não manter em sigilo os documentos das Operações Vegas e Monte Carlo, uma vez  que o material já está na blogsfera (a um clique do internauta), a CPMI do Cachoeira enredou-se em outra maçante discussão sobre o cronograma de trabalho.
 
O inquérito sobre a operação Vegas, gravado em nove CDs, foi entregue hoje pelo STF à CPI Mista e guardado num cofre da comissão. O presidente do Supremo, ministro Carlos Ayres Brito, chegou a pedir que os parlamentares tenham cuidado para evitar o vazamento das informações constantes no inquérito. "Determino que o exame das cópias enviadas fique restrito à CPMI, que deverá adotar rígidas providências para que seu conteúdo não seja indevidamente divulgado", disse.
 
Membro da Comissão e testemunha do longo debate que desafiava o óbvio – o conteúdo já está na internet, para quem quiser ver - , Cássio tuitou: “Na CPMI discussão sobre o sigilo dos documentos enviados pelo STF. Porém quase tudo já vazou. Debate inócuo.” Depois Cássio pediu a palavra e disse que “o Congresso Nacional não pode desrespeitar a inteligência das pessoas”.

RELEMBRE O CASO:
Acusado de comandar a exploração do jogo ilegal em Goiás, Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, foi preso na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, em 29 de fevereiro de 2012, oito anos após a divulgação de um vídeo em que Waldomiro Diniz, assessor do então ministro da Casa Civil, José Dirceu, lhe pedia propina. O escândalo culminou na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos e na revelação do suposto esquema de pagamento de parlamentares que ficou conhecido como mensalão.
 
O bicheiro é acusado de comandar uma máfia que explorava jogos ilegais em Goiás e no Distrito Federal. Além disso, é suspeito de corrupção, pagamento de propina e de tentar influenciar decisões do Judiciário em seu próprio benefício. Para isso, Cachoeira mantinha uma ampla rede de contatos, da qual faziam parte políticos, empresários e representantes de órgãos públicos.
 
Escutas telefônicas realizadas durante a investigação da PF apontaram contatos entre Cachoeira e o senador democrata Demóstenes Torres (GO). Ele reagiu dizendo que a violação do seu sigilo telefônico não havia obedecido a critérios legais.
 
Nos dias seguintes, reportagens dos jornais Folha de S.Paulo e O Globo afirmaram, respectivamente, que o grupo de Cachoeira forneceu telefones antigrampos para políticos, entre eles Demóstenes, e que o senador pediu ao empresário que lhe emprestasse R$ 3 mil em despesas com táxi-aéreo. Na conversa, o democrata ainda vazou informações sobre reuniões reservadas que manteve com representantes dos três Poderes.
 
Pressionado, Demóstenes pediu afastamento da liderança do DEM no Senado em 27 de março. No dia seguinte, o Psol representou contra o parlamentar no Conselho de Ética e, um dia depois, em 29 de março, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski autorizou a quebra de seu sigilo bancário.
 
O presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN), anunciou em 2 de abril que o partido havia decidido abrir um processo que poderia resultar na expulsão de Demóstenes, que, no dia seguinte, pediu a desfiliação da legenda, encerrando a investigação interna. Mas as denúncias só aumentaram e começaram a atingir ouros políticos, agentes públicos e empresas.
 
Após a publicação de suspeitas de que a construtora Delta, maior recebedora de recursos do governo federal nos últimos três anos, faça parte do esquema de Cachoeira, a empresa anunciou a demissão de um funcionário e uma auditoria. O vazamento das conversas aponta para encontros de Cachoeira também com os governadores Agnelo Queiroz (PT), do Distrito Federal, e Marconi Perillo (PSDB), de Goiás. Em 19 de abril, o Congresso criou a CPI Mista do Cachoeira.
 
Assessoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)
Com informações do portal Terra - Foto: Jaciara Aires

Fonte: www.cassiocunhalima.com.br

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cássio participa de Fórum, “O Brasil que nós Queremos”



Segundo o senador paraibano, o Fórum de Comandatuba, na Bahia, reúne lideranças empresariais que, juntas, somam 49% do PIB nacional. O evento segue até terça, 01.             

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), está participando do Fórum de Comandatuba, que tem como foco principal o debate em torno do “Brasil que nós queremos”. O evento é realizado anualmente e reúne as principais lideranças políticas, empresariais e personalidades de diversos segmentos ligados ao desenvolvimento do país.
Através da sua conta no microblog twitter, Cássio externou que o principal desafio que o Brasil e em especial a Paraíba, tem pela frente é a questão da Educação, ele citou como medidas exitosas o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do magistério que foi implantado no primeiro ano do seu governo, ainda em 2003 como ação exitosa de valorização da profissão, além da parceria formalizada com o Instituto Airton Senna que a exemplo de outros estados alcançou excelentes resultado na Paraíba.
Outro ponto de extrema importância para a educação paraibana foi a autonomia financeira da UEPB que proporcionou que a Universidade Estadual da Paraíba atingisse o topo entre todas as universidades estaduais de todo o Norte Nordeste do país. Foi também durante a sua gestão que mais de 50 municípios que não eram atendidos por ensino médio pelo Estado, tiveram esse problema resolvido.

Como já disse em oportunidades anteriores, o senador paraibano também citou a melhoria da gestão pública como outro fator fundamental para o nosso desenvolvimento como nação. Para ele, após cumprir algumas etapas desde a redemocratização, a sociedade cobra que o país seja mais eficiente com os gastos públicos e que uma gestão moderna seja implantada nos diversos entes federativos.
Conforme entendimento do senador paraibano, o Brasil cumpriu o primeiro desafio no que diz respeito à educação que foi a universalização das vagas para quem quer estudar e agora, o próximo desafio é no que diz respeito à qualidade do ensino.
O Fórum é promovido pelo Lide, que é uma associação de empresários destinada a fortalecer o pensamento, o relacionamento e os princípios éticos de governança corporativa no Brasil. O Lide é presidido pelo jornalista João Dória Junior.
O Fórum de Comandatuba tem como foco de debates, nesta 11ª edição, O Brasil que Nós Queremos. O evento acontece de 28 de abril a 1º de maio, no hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba, Bahia.  Realizado anualmente para tratar de temas da política econômica, gestão empresarial e responsabilidade social, os seminários mobilizarão ministros, governadores, prefeitos das principais capitais, parlamentares, além de 320 empresários e personalidades.

Fonte: www.cassiocunhalima.com.br