quarta-feira, 23 de março de 2011

Vereador quer discutir a instalação de Termoelétrica em Campina Grande.




A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou, por unanimidade, requerimento nº1305, de autoria do vereador João Dantas (PTN), solicitando a realização de uma sessão especial para que seja discutido a instalação de uma usina termoelétrica pelo município.

As termelétricas produzem energia elétrica a partir da queima de carvão, óleo combustível ou gás natural em uma caldeira projetada para esta finalidade específica.

O funcionamento das centrais termoelétricas é semelhante, independentemente do combustível utilizado. O combustível é armazenado em parques ou depósitos adjacentes, de onde é enviado para a usina, onde será queimado na caldeira. Esta gera vapor a partir da água que circula por uma extensa rede de tubos que revestem suas paredes. A função do vapor é movimentar as pás de uma turbina, cujo rotor gira juntamente com o eixo de um gerador que produz a energia elétrica.

Para o vereador João Dantas, o que têm que ser discutido são os impactos ambientais, como poluição do ar, aquecimento das águas, o impacto da construção de estradas para levar o combustível até a usina, etc. Além do alto preço do combustível que é um fator desfavorável.

Ainda segundo o parlamentar, as usinas térmicas não são propriamente eficientes, em algarismos sua produção global é cerca de 38%, isto é, apenas aproximadamente 38% da energia térmica colocada na usina pelo combustível torna-se aproveitável como a energia elétrica.

João Dantas informou ainda que a discussão sobre a instalação dessa termoelétrica em Campina Grande, tem que ser aprofundada, pois Estados como Ceará e Mato Grosso têm rejeitado esses empreendimentos, sobre a alegação dos enormes prejuízos ambientais que eles ocasionam.

O vereador concluiu dizendo que basta o Governo Municipal olhar para o exemplo da China, onde a principal fonte de energia são as termelétricas e a China tornou-se o país com o ar mais poluído do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário