Tramita na Câmara Municipal de Campina Grande, requerimento nº 481 de 20 de abril de 2011 de autoria do vereador João Dantas (PTN), solicitando a instalação de uma Delegacia do IPHAEP (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba), no município de Campina Grande.
Segundo João Dantas essa solicitação surge em face das inúmeras ocorrências de deteriorização de patrimônios históricos, arquitetônicos e culturais do nosso município, taís como antigos sobrados e casarões, estações de trem, cinemas, chaminés, igrejas e templos religiosos, além de praças e logradouros.
Considerando a necessidade de discutir com as autoridades a efetivação de medidas para salvaguardar o patrimônio arquitetônico, histórico e cultural, além de ações educativas com o objetivo de que entendam a importância de se preservarem os bens móveis, imóveis e imateriais, do rico acervo do nosso Município;
"A nossa iniciativa, é que a Delegacia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, possa fiscalizar,orientar e penalizar aqueles que estejam diretamente ligados aos bens tidos e tombados como patrimônio histórico no âmbito do nosso município", afirmou João Dantas.
Ainda segundo João Dantas o patrimônio histórico de Campina Grande, vem sendo degradado sistemáticamente no decorrer do tempo. "É comum em Universidades da cidade, diversas discussões sobre o prejuízo inestimável que, ano após ano, vêm engolindo o passado, a história e a memória campinense. Prédios demolidos, monumentos destruídos e diversos momentos da história da cidade que estão sendo perdidos para pessoas inescrupulosas e para a especulação imobiliária".
Nenhum comentário:
Postar um comentário