A Câmara Municipal de Campina Grande promulgou Projeto de Lei de autoria do vereador João Dantas que dispõe sobre a proteção do patrimônio histórico-cultural, paisagístico e natural do Município de Campina Grande.
O patrimônio cultural de uma nação, que compreende o artístico, estético, histórico, turístico e arqueológico é importantíssimo para a sua própria sobrevivência, de forma que deve ser protegido por seus cidadãos, os quais têm a obrigação de conhecê-lo, bem como saber como protegê-lo.
Somente com ações concretas de proteção conseguiremos barrar os atos de vandalismo e depredação de aspectos de nossa cultura, de forma que é fundamental que cada um de nós tenha ciência da importância de nossos patrimônios culturais e de como protegê-los, conhecendo os mecanismos administrativos e legais a serem utilizados para este fim.
Uma nação que não conhece, não preserva e não valoriza seu patrimônio cultural é uma nação sem "alma e sem sentido", que fatalmente estará fadada a se extinguir.
"Extrai-se, tanto da Constituição Federal quando da Estadual, que ao Estado e ao Município, no exercício de suas funções, compete identificar, declarar e reconhecer, se responsabilizar pela fiscalização e preservação do patrimônio tombado, seja ele particular ou público, evitando assim, que sofra descaracterização ou deteriorização." Salientou o vereador João Dantas.
"É comum em Universidades da cidade, diversas discussões sobre o prejuízo inestimável que, ano após ano, vêm engolindo o passado, a história e a memória campinense. Prédios demolidos, monumentos destruídos e diversos momentos da história da cidade que estão sendo perdidos. Esse projeto é importante para Campina Grande que precisa cuidar bem dos seus patrimônios culturais e históricos, que são responsáveis pelo desenvolvimento e forte identidade cultural da região." Finalizou Dantas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário